terça-feira, 10 de setembro de 2013

Analisando Lady Gaga - Análise da simbologia da apresentação no GMA (Good Morning America)


  Sobre o simbolismo da apresentação no GMA: Não tem nada de novo, tudo já foi dito, mas mesmo assim não custa esclarecer e explicar a simbologia da apresentação: Começa com uma "Homenagem" a O Mágico de Oz, tanto o filme (ou livro) quanto a música Somewhere Over The Rainbow são extremamente vinculados a experiência de mudança de personalidade/controle da mente.

  Gaga no começo é uma garotinha que quer deixar de ser ela mesma (Stefani Germanotta/Dorothy) e ser alguém "melhor" (baixa auto-estima? Será devido ao bullying no colégio?), uma estrela, que é o mote central da carreira dela: Fama a qualquer preço, ela aceita qualquer coisa por esse amor agridoce. Com a ajuda de outros amigos que passam pelos mesmos problemas de auto-aceitação (Homem de lata, Leão Covarde e Espantalho são os personagens de O Mágico de Oz que não gostam do seu "Eu" e querem ser algo melhor), Stefani e o seu familiar (animal-guia de uma bruxa), Fozzi atravessam o caminho de tijolos amarelos para atingir seu objetivo, é a representação do ordálio (uma prova que o iniciado em feitiçaria tem que cumprir para deixar de ser um mero aprendiz) no caso o ordálio simboliza a dissociação da Stefani com seu antigo Eu e a criação de sua nova personalidade a Lady Gaga, aqui representada como a fada Glinda.

  Depois de brincar de fada Gaga se despe de suas personalidades e mostra que é versátil, é uma tela em branco para ser qualquer coisa, qualquer um, essa é a simbologia do "pierrô". Ela brinca com a maçã (tentação) e a recusa, a bruxa malvada rouba a maçã dela, ela por sua vez arranca a peruca da bruxa má e brinca de ser a bruxa má por um tempo e desiste (para quem não entendeu a bruxa má simboliza Madonna, Gaga brincou de ser Madonna por um tempo, mas ela não quer ser Madonna que é representada como um ser mau e patético, mas a Gaga não quer ser Madonna quer ser algo totalmente novo e melhor), ela volta a ser uma tela em branco (pierrô) e se transforma em uma nova Gaga, uma Gaga como a antiga, mas com novos elementos, elementos de Vênus/Afrodite.

 Quem conhece mitologia grega mais profundamente conhece o mito da Afrodite Urania, que é um mito muito mais antigo que os mitos gregos populares atualmente, a Aphrodite Urania não é a Aphrodite do sexo (pangeia), a Aphrodite Urania é o amor universal e a mãe criadora de todas as formas de vida, inclusive Eros, seu filho que a paixão que cria todas as coisas junto com a sua mãe-esposa.

  Gaga quer ser uma Deusa mãe universal (Mother Monster?), ao fundir sua personalidade com a de Aphrodite Urania, Gaga se torna avatar de uma deusa superior e arcaica, enraizada no subconsciente ocidental. Ela se torna a mãe de uma nova raça (a race whithin a race, já dizia Born This Way), seus little monsters e pede a adoração devida a um deus (ao maior deus, a mãe criadora de tudo).

   Vale ressaltar que as pessoas que estão assistindo à apresentação estão usando chapéus de papoula (a simbologia com a droga é totalmente óbvia) no filme de O Mágico de Oz as pessoas que estão no campo de flores venenosas adormecem e permanecem inconscientes até morrer, as pessoas que idolatram a Lady Gaga absorvem seus ensinamentos como o pólen sonífero da papoula e dissociam de sua mente se tornando manipulados vivos-mortos.

  P.s. Um dos símbolos de Applause era o Cisne dentro do ovo de couro, o Cisne é um dos animais-símbolo da Aphrodite Urania. Urania surgindo de dentro de um ovo é um simbolismo bastante claro, não?

  P.s.s. Não estou julgando se o que a Gaga faz é certo ou não (eu particularmente gosto e acho a filosofia de vida da Gaga excelente, se isso é ser illuminati, então eles são os mocinhos, estão mudando o mundo para melhor!) ou se isso é verdade mesmo ou se é só uma forma de chamar atenção, só estou falando da simbologia que está presente em toda a sua obra.

Nenhum comentário: